Cidades

Ipojuca inaugura a maior creche municipal de Pernambuco

A creche tem capacidade para 350 crianças e poderá atender em dois turnos

Texto: Secom/Ipojuca
Editor: Emerson Saboia

Foi em clima de emoção que a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, inaugurou o maior equipamento municipal dedicado à educação infantil já entregue no Estado de Pernambuco, a Creche Alzira Maria da Silva Chalaça. A unidade, localizada na praia de Maracaípe, terá capacidade para 350 crianças e poderá atender em dois turnos. A cerimônia foi bastante prestigiada pela população que sempre desejou uma creche para dar mais autonomia as mães de Maracaípe. Também participaram do evento secretários municipais, o deputado estadual Romero Sales Filho, familiares da homenageada que deu nome ao local e vereadores.

O terreno da creche possui no total 2.400 metros quadrados, sendo 1.318 metros quadrados de área construída. A nova unidade possui um bloco pedagógico com oito salas de aulas, dois berçários e uma sala multiuso. No bloco administrativo foram construídos secretaria, direção, almoxarifado, sala dos professores e de reuniões. Já no bloco de serviços, a creche de Maracaípe conta com lavanderia, lactário, rouparia, copa dos funcionários, vestiário, refeitório, cozinha, dispensa e pátio de serviços. Há ainda área de lazer com pátio coberto, playground e o jardim com horta.

“Agradeço a Deus a confiança depositada por Ele em mim para honrar, ajudar e cuidar da nossa população ipojucana. Quando os números falam, não há dúvidas do trabalho que estamos realizando. Estamos transformando a educação de Ipojuca, esta creche já é uma referência para o Estado”, disse a prefeita Célia Sales.  A gestora reforçou que, ao invés de fazer pequenas creches com capacidade para 30 ou 50 crianças, decidiu investir em equipamentos de grande porte e com qualidade e conforto para atender os meninos e meninas da primeira infância. A prefeita também saudou os familiares de Alzira Chalaça. “Quando contam para mim o que ela representou para a comunidade de Maracaípe e a assistência que prestou a todos, vejo que acertamos na escolha. Esta creche tem que ser como Dona Alzira, acolhedora e amorosa,” reforçou.

Para o secretário municipal de Educação Francisco Amorim, o esforço em investir na educação infantil significa garantir às crianças do Ipojuca um salto cognitivo no aprendizado. “Estou aqui há 12 meses e está é a quarta escola entregue pela prefeita em um ano. Aumentamos nossa aprovação, diminuímos nossa reprovação. Isso é investir na educação do povo do Ipojuca”, informou o gestor, lembrando ainda reajuste salarial de 12,84% concedido aos professores na última quarta-feira. O maior da história do município.

 

Fotos por: Marly Ribeiro