Cidades

Peixe-boi marinho aparece na praia do Janga no Paulista

Os animais podem estar sendo atraídos pelos banhistas que estão ofertando alimentos para os bichinhos

Com informações da Secom do Paulista

Edição: Ana Menezes- redação Ynterativa FM

Uma visita inesperada atraiu a atenção de muita gente que estava nesta manhã de segunda-feira (03.02) na orla do Janga, um peixe-boi marinho, da espécie Trichechus manatus, medindo cerca de 1,20 metros estava nadando tranquilamente bem próximo à praia.

A equipe da SEMA chegou ao local através de uma ligação feita pelos banhistas, para preservar a integridade do animal, os profissionais da SEMA isolaram a área  e aproveitaram para analisar o estado de saúde do mamífero. Na ocasião, eles garantiram que o animal retornasse para o alto-mar com segurança.

De acordo com Herbert Andrade, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade do município, não é muito comum aparecer nas praias do Paulista, mas em apenas três meses, essa é a segunda vez que a equipe registra a visita dessa espécie de animal.

“Por se tratar de um animal muito dócil, as pessoas se aproximam para tocar ou até mesmo alimentar o peixe-boi. A nossa orientação é que as pessoas ao encontrarem o animal entrem em contato com a SEMA para tomarmos as medidas necessárias”.

Já o analista ambiental Fábio Cunha do Projeto Peixe-Boi do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alertou que  tocar ou ofertar alimentos e líquidos podem deixar os animais dependentes, dificultando a liberdade deles. “O contato pode ser também uma fonte de transmissão de doenças, que podem afetar os animais e os humanos também”.

Caso você encontre algum animal silvestre em área urbana, entre em contato com a equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, através do telefone 3433-1311, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A chamada também pode ser feita pelo 153, fone da Guarda Municipal, ou ainda se dirigindo ao Centro Administrativo da Prefeitura, localizada na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I (antiga Av. Brasil).