Cidades

Recife e Olinda celebram aniversário

Olinda comemora 485 anos e Recife 483 anos com programação cultural

A Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade comemora, nesta quinta-feira (12), 485 anos de história. A programação do aniversário de Olinda será plural, ao som dos diversos ritmos musicais. A partir das 17h, um cortejo de agremiações vai promover uma grande festa, celebrando a idade nova junto a população. Como não poderia faltar, um bolo gigante, com 485 quilos de muito sabor, será distribuído ao público, no polo montado na Praça do Carmo, no coração do Sítio Histórico.

O corte da iguaria será comandado pelo prefeito, Professor Lupércio, assinalando também uma bela queima de fogos, marcando o festejo. O agito fica por conta das baterias Cabulosa, Sambatuki e D’Break; o grupo Batadoní, o Bloco de Samba Acadêmicos ADS e a tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos, promovendo a folia. Também sobem ao palco, assinalando a cultura da terra, Ana Lúcia do Coco e Alafin Oyó. O ritmo também segue com as bandas Malícia Champions e Júnior Chumbago.

Recife

Comemorando 483 anos de cultura, resistência, praia, rios, mangues, pontes e histórias que atravessam nossa gente e nossa geografia, a Prefeitura do Recife preparou uma extensa programação em celebração ao aniversário da cidade, que começa nesta quarta-feira (11), véspera do dia da capital mais ensolarada do Brasil, e não acaba nem depois que o boi voar. Serão atividades de lazer, culturais, entrega de equipamento de saúde, prestação de serviço à população e muito bolo: um quilo para cada ano celebrado.

O Recife Mais Cultura, que acontece na Pracinha de Boa Viagem, um dos principais cartões postais da cidade, vai receber a Orquestra Viena, a partir das 19h, com apresentações de passistas, na quarta-feira (11). Na quinta-feira (12), a festa começa na nascente de mais um equipamento de saúde para atender à população do Recife. Beneficiando cerca de 12 mil pessoas, a Upinha Vila Arraes está localizada na Várzea. Com um investimento de R$ 2,8 milhões, a Unidade de Saúde da Família (USF) vai funcionar 24 horas, garantindo a ampliação da cobertura em Saúde da Família do bairro.